domingo, 14 de abril de 2013

Situação Atual do Mali



A República de Mali, localizada na África com uma área de aproximadamente 1.248.574 Km² e com população de 13 milhões (2009), e Mali enfrenta uma guerra civil iniciada no ano passado por rebeldes de origem tuarge, e depois , houve um envolvimento de uma coalização de milícias de orientação de religiosa.

O IDH é 0,371 (2007), o que é considerado baixo 175º colocado entre  187 países avaliados.

Mali é uma democracia constitucional. O Poder Executivo é representado pelo Presidente, que é também o chefe de Estado e o Comandante. A política havia melhorado com as eleições democráticas realizadas durante a última década, desde 1992.

A economia de Mali é uma das piores do planeta. A agropecuária é a fonte de renda de cerca de 70% de toda a população e o principal produto de exportação nacional. Além do algodão, também há produção de arroz, legumes milho, etc. O setor da indústria não possui um grande desenvolvimento e os principais recursos naturais são o ouro e o urânio.

Pouco de sua História

No Mali foram desenvolvidos três impérios da África Ocidental, que era quem controlava todo comércio do sal, matérias-primas, principalmente o ouro e outros bens preciosos. O primeiro império foi o de Gana, fundado pelo povo soniquês, que se expandiu por toda áfrica, desde o Século VIII até o ano de 1078.
O império Mali desenvolveu-se perto do rio Ninger e tinha a maior força em meados do Século XIV. Duas cidades muito importantes em relação a influência islâmica e o comércio era Djennè e Timbuktu. No reino ocorreram vários conflitos internos, até ser substituído pelo reino Soghay.

Concluímos que...

O Mali é um país muito rico em diversos recursos minerais e já foi colonizado várias vezes, após isso houve conflitos internos criando uma instabilidade no país. A França agora esta "ajudando" só que provavelmente estrá se aproveitando novamente da  riqueza de Mali onde atualmente há muita violência, tráfico de pessoas e de drogas, fome e pobreza entre outros problemas sociais.

Quer pesquisar mais sobre o assunto? Então aqui vão links de pesquisa utilizados por nosso grupo: